A FAMBRAS

Nossa História

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, foi fundada em 1979 pelo visionário Hajj Hussein Mohamed El Zoghbi. À época, os mais importantes representantes de associações islâmicas do país se reuniram em Brasília. Manifestaram, na ocasião, total apoio na criação de uma entidade que se comprometesse com as causas ligadas à comunidade e suas instituições.


A FAMBRAS atua nos âmbitos social, humanitário, religioso, econômico e diplomático, com projetos que visam à divulgação do Islam e ações de desenvolvimento humano. A entidade também foi pioneira na implantação do conceito e sistema Halal no Brasil, se configurando hoje como a mais importante referência sobre o Islam no país e um dos principais modelos em certificação Halal no mundo.


Na área social e humanitária, a FAMBRAS atua de maneira exemplar, tanto em benefício da comunidade muçulmana quanto das comunidades carentes, oferecendo doação de alimentos, atendimentos médicos e bolsas de estudos, entre outras importantes ações.


Por ser uma organização filantrópica, a Federação possui sólidas parcerias com entidades nacionais e internacionais, que a auxiliam na concretização dos projetos. Ao longo dos 40 anos de existência, a entidade tem buscado construir uma sociedade mais humana.

1920

20/06/1920

Nasce no Líbano, na cidade de Kamed El Laouz, o Hajj Hussein Mohamed El Zoghbi.

1950

Hajj Hussein Mohamed El Zoghbi chega ao Brasil, onde trabalha inicialmente como mascate. Nessa época, já nutria uma preocupação com o restante da comunidade no país.

1958

Vinda do Sheikh Abdalla Abdel Shakkour Hassan Kamel, do Ministério do Awqaf do Egito, ao Brasil. Tornou-se um dos principais mentores de Hajj Hussein nos princípios e na divulgação do Islam.

1975

O Sr. Maamoun Al Kabani, primeiro embaixador da Arábia Saudita, acompanhado do Sheikh Mohamed Abdel Zaher Abu Samah, vem ao Brasil para se reunir com Hajj Zoghbi. Tratam da imigração contínua de jovens muçulmanos, da expansão do trabalho religioso e a necessidade de construir mesquitas, escolas e centros islâmicos no país.

1975

31/07/1975

Primeira exportação de carne de frango no Brasil. Com auxílio do Hajj Hussein, 650 toneladas são levadas pelo navio finlandês Aconcágua, pelo Porto de Itajaí, Santa Catarina, rumo à Arábia Saudita e Kuwait. Para atender ao volume da exportação, é criado o pool entre Frangosul, Minuano, Perdigão e Seara.


1979

Sob a égide e a supervisão das embaixadas árabes e muçulmanas, a bênção da Liga Islâmica Mundial e os ministérios do Awqaf, a FAMBRAS é criada para fortalecer e unificar as diversas entidades islâmicas no Brasil. O nome de Hajj Hussein El Zoghbi é escolhido por eles como Presidente.

1980

Hajj Hussein inicia um projeto para a construção de mesquitas e salas de oração no Brasil com o auxílio de autoridades e governos de países islâmicos; na mesma época, registra-se o aumento dos embarques de alimentos Halal para o Oriente Médio.

1990

FAMBRAS viabiliza a construção de 37 mesquitas e 10 salas de oração em território nacional e aumenta seu trabalho de divulgação do Islam no país.

1994

Fundação da Central Islâmica Brasileira de Alimentos Halal – Cibal Halal, braço operacional da FAMBRAS para supervisionar, auditar e certificar o conceito Halal no Brasil.

2004

Criação de novas divisões da FAMBRAS para os setores de industrializados, fármacos e cosméticos Halal, aumentando o número de certificações e elevando significativamente o patamar das exportações brasileiras.

2008

Início do projeto Conheça o Islam, que realiza a distribuição gratuita de livros islâmicos para adeptos e não adeptos da religião.

2009

Criação do projeto Islam Solidário, que auxilia pessoas que vivem em comunidades carentes, levando atendimentos na área da saúde, cidadania, lazer e cultura.

2012

Dr. Mohamed Hussein El Zoghbi, que fez parte de todo o caminho e edificação da entidade, é nomeado Presidente da FAMBRAS, seguindo com afinco o precioso legado deixado por Hajj Hussein El Zoghbi.

2014

Projeto Salam Brasil – Durante a Copa do Mundo da FIFA, a FAMBRAS acolheu turistas islâmicos de todas as partes do planeta por meio de guias, aplicativos e linhas telefônicas gratuitas. O projeto também incluiu a divulgação do Islam aos não muçulmanos em todos os estados do país, com livros em diversas línguas.

2015

O curso O Mundo Islâmico – Cultura, Sociedade e Estado é idealizado pela FAMBRAS em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores com o objetivo de oferecer conteúdo para quem pretende estabelecer relações com o universo islâmico.

2017

A Academia Halal Brasil é fundada como uma divisão da FAMBRAS para realizar treinamentos de capacitação do conceito e sistema Halal.

2018

Projeto Água, Saúde & Vida – a FAMBRAS se une às grandes fundações de caridade dos Emirados Árabes Unidos para levar água potável e tratamento de esgoto para comunidades brasileiras.

2019

É inaugurado o escritório da FAMBRAS na International Humanitarian City (IHC) em Dubai. A cidade foi fundada em 2003 e hoje é o maior centro humanitário do mundo.

2019

O ano de 2019 marcou os 800 anos do encontro entre Francisco de Assis e o Sultão Al-Malik Al-Kamil Al Ayoubi. Para recordar esse momento histórico, a FAMBRAS promoveu uma grande celebração na Mesquita da Misericórdia, em São Paulo.

Hoje

Segura de suas ações e responsabilidades, e mantendo intactos os valores religiosos e princípios de seu fundador, a FAMBRAS continua escrevendo sua história. Incentiva o conhecimento da religião e cultura islâmicas, preconizando a paz entre os seres humanos para que, assim, o mundo se torne melhor.

Share by: