• Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

EID


O Significado do Eid


O termo “Eid”, originalmente na etimologia, significa retornar, acontecer novamente, vir com frequência etc. E no termo religioso (islâmico), significa manifestação de agradecimento a Deus, por ter conseguido cumprir com a obrigação; e por ter alcançado a virtude da paciência, do comprometimento individual, do autocontrole comportamental, da convivência, da confraternização etc.


No Islam, existem dois momentos de celebrações: a do encerramento do jejum de Ramadan e outra do fim do processo de ritos da Peregrinação. Fora estas duas, outras festas são particulares, ou individuais, embora possam ser vinculadas ao Islam, desde que não apresentem ingredientes que comprometam os princípios do Islam.


O dia do Eid é um dia de alegria para todos os muçulmanos do mundo; é quando os pobres e necessitados encontram sua felicidade, pois são lembrados por aqueles que Deus os concedeu riquezas, que compartilham uma parte de seus bens, para que eles também sejam felizes. Por isso, é dia de confraternização, em todas as comunidades muçulmanas de todo o quadrante do globo terreno. 


Eid é dia de festa somente para aqueles que jejuaram e não para os que deliberadamente deixaram de jejuar sem motivo justificativo. Do mesmo jeito que um atleta festejaria porque seu time trabalhou e se esforçou para que conquistasse a vitória. Ele também é dia de convivência entre amigos e colegas; é o dia de demonstração do espírito de confraternização que o Islam proporciona, porque o muçulmano convida seu amigo não muçulmano, para com ele compartilhar sua alegria, e estabelecer laços de confiança e amor, demonstrando a tolerância que sua religião ensina. 


Neste dia, o muçulmano se dedica a vestir a melhor roupa que possui. As crianças ganham o melhor dos divertimentos possíveis, porque é dia de festa. É recomendável visitar os amigos, incluindo não muçulmanos, ou convidá-los a fazer parte da sua festa, para que haja mais alegria.



Horário da Oração


Como mencionado anteriormente, no Islam existem dois Eids (celebrações). Cada um desses Eids é celebrado no período da manhã, após o sol ter-se elevado em uma distância de três metros ou mais. A oração do Eid é feita em congregação, em um campo aberto (preferencialmente) ou na mesquita.


O local da oração é ornamentado com a presença das crianças e das mulheres. Mesmo as mulheres que, por razões proibitivas, não podem efetuar as orações, fazem parte, assistindo à distância.


Share by: