Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros. Uma das mais nobres qualidades do Islam é a honestidade. Deus, o Altíssimo, descreveu-Se com esta qualidade sublime, revelada na surata Al Nissa versículo 87: " Quem é mais leal do que Deus, quanto ao que diz?", e em outro passagem na surata Al Nissa versículo 122: " E quem é mais leal do que Allah no que assevera?"
Uma das virtudes da verdade é que ela é uma qualidade dos profetas de Deus, que a paz esteja com eles. Deus Louvado seja disse sobre o Profeta Ibrahim (Abraão) revelando na surata Mariam versículo 41: " E menciona, no Livro, (a história de) Abraão; ele foi um homem da verdade, e um profeta.". E sobre o Profeta Ismail (Ismael), também mencionou na mesma surata versículo 54: " E menciona, no Livro, (a história de) Ismael, porque foi leal às suas promessas e foi um mensageiro e profeta.". Deus Altíssimo, também elogia a verdade de Seu mensageiro Muhammad (S.A.A.S), revelando na surata Al Najim nos versículos 3 e 4: " Nem fala por capricho. Isto não é senão a inspiração que lhe foi revelada". Além disso, Deus Louvado seja elogiou os verídicos em Seu Livro e ordenou que os crentes fossem entre os verídicos, mencionando na surata Al Tawba versículo 119: " Ó crentes, temei a Allah e permanecei com os verazes!". E em outro versículo, Deus Altíssimo, mencionou que a verdade beneficia o seu portador e é uma causa para a entrada no Paraíso, relando na surata Al Maída versículo 119: " Deus dirá: Este é o dia em que a lealdade dos verazes ser-lhes-á profícua. Terão jardins, abaixo dos quais correm rios, onde morarão eternamente. Deus se comprazerá com eles e eles se comprazerão n‘Ele. Tal será o magnífico benefício!".
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros.
O tempo é a vida. Deus jurou por ele devido à sua grandeza, honra e posição, de acordo com que foi revelado na surata Al Asir nos versículos 1 e 2: " Pela era, Que o homem está na perdição.". Ibn Abbas, que Deus esteja satisfeito com ele, disse: "A era é o período de tempo" (Tafsir Al-Tabari).
O tempo é o capital do ser humano, e é o local onde se encontram o bem e o mal, o depósito da felicidade e da desgraça, o orgulho ou a humilhação do ser humano. Nele há vivos e mortos, felizes e infelizes. Quão triste e perdedor é aquele que o preenche com pecados e transgressões.
O tempo é a sua vida. Cada pôr do sol que se aproxima é um dia que diminui sua vida e não a aumenta. Seu saldo de vida é o que resta de seus dias. O sábio al-Hasan al-Basri, que Deus tenha misericórdia dele, disse: "Ó filho de Adão, você é apenas dias, quando um dia se vai, parte de você que vai embora." (Hilyat al-Awliya).
Há poucos dias, recebemos um novo ano. As pessoas o comemoraram com festas e alegria. No entanto, se pensassem com sabedoria, deveriam recebê-lo com tristeza, pois mais um ano de suas vidas passou, aproximando-os de seus destinos e sepulturas. O poeta disse:
Nos alegramos com os dias que cortamos, E cada dia que passa nos aproxima da morte. Trabalhe para sua alma antes da morte, Pois o lucro e a perda estão nas ações. O sábio é aquele que reconhece a nobreza de seu tempo e valoriza seu tempo. Ele está sempre ocupado com algo benéfico, seja para este mundo ou para a próxima vida.
O Profeta Muhammad (S.A.A.S), nos ensinou que o ser humano será questionado sobre suas horas, meses e anos de vida. Ele será questionado por toda sua vida diante de Deus, como está relatado no Hadith autêntico de Abu Barza al-Aslami: O Mensageiro de Deus (S.A.A.S), disse: "Os pés do servo não se moverão no Dia da Ressurreição até que sejam perguntados sobre quatro coisas: sobre sua vida e como a gastou, sobre seu corpo e como o usou, sobre sua juventude e como a usou, sobre sua riqueza e de onde a obteve e como a gastou, e sobre seu conhecimento e o que fez com ele." (Narrado por At-Tirmidhi).
Louvado seja Deus, o Único, o Maior, o Soberano, que não gerou nem foi gerado, e não há ninguém semelhante a Ele. Testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro e que Isa (Jesus) é Seu servo e mensageiro, e a Sua palavra que Ele lançou a Maria é um espírito d'Ele.
Após isso: O nascimento do Senhor Jesus Isa (que a paz esteja com ele) foi um milagre deslumbrante mencionado no Alcorão com detalhes precisos, que mostram a grandeza de Deus e as maravilhas e características com as quais Deus abençoou Isa (que a paz esteja com ele). Vamos começar com um breve relato antes do nascimento de Maria e de seu filho Isa. Imran, o pai de Maria, era um dos estudiosos dos Filhos de Israel. Sua esposa era estéril, mas ela fez um voto a Deus Louvado seja, dizendo que, se tivesse um filho, ele seria dedicado exclusivamente a servir a Casa Sagrada. Ela então concebeu Maria e fez o voto de consagrá-la a Deus. E ela se refugiou em Deus, pedindo proteção contra o Satanás.
O Alcorão sagrado revelou na surata Al Imran nos versículos 35 e 36: "Recorda-te de quando a mulher de Imran, disse: Ó Senhor meu, é certo que consagrei a ti, integralmente, o fruto do meu ventre; aceita-o, porque és o Oniouvinte, o Sapientíssimo. E quando concebeu, disse: Ó Senhor meu, concebi uma menina, mas Deus bem sabia o que ela tinha concebido, e um macho não é o mesmo que uma fêmea. Eis que a chamo Maria; ponho-a, bem como à sua descendência, sob a Tua proteção, contra o maldito Satanás.". Assim, Isa foi protegido de Satanás, como também confirmado pelo Profeta Muhammad (S.A.A.S), que disse: "Nenhum recém-nascido nasce, exceto que o Satanás o toca, causando-lhe um grito, exceto Maria e seu filho". (Hadith Sahih Muslim)
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros.
Então, irmãos da fé, se eu te perguntasse dizendo: Qual é a coisa mais valiosa que você tem neste mundo depois da sua religião? Quem são aqueles que se alegram com sua alegria e se afligem com sua dor? Quem são aqueles que são o título de sua felicidade e prazer?
Com convicção todos vocês responderiam ao mesmo tempo: são os nossos filhos. Sim, são os filhos do nosso sangue e a vitalidade da vida. Nossos filhos são uma bênção que Deus os colocou em nossas vidas.
Deus Louvado seja revelou na surata Al Nahl versículo 72: “Deus vos designou esposas de vossa espécie, e delas vos concedeu filhos e netos, e vos agraciou com todo o bem; creem, porventura, na falsidade e descreem das mercês de Deus?”
E é uma confiabilidade que seremos questionados sobre ela, assim como foi mencionado na surata Al Tahrim versículo 6: “Ó fiéis, precavei-vos, juntamente com as vossas famílias, do fogo, cujo alimento serão os homens e as pedras, o qual é guardado por anjos inflexíveis e severos, que jamais desobedecem às ordens que recebem de Deus, mas executam tudo quanto lhes é imposto.”.
Deus Todo-Poderoso nos ordenou a proteger a nós mesmos e nossa família do fogo do inferno, cujo alimento serão os homens e as pedras, e seus guardiões são os anjos duros e fortes que não violam a ordem de Deus em torturar o povo do fogo.
"Louvado seja Deus, Senhor dos mundos, Deus dos primeiros e dos últimos, e Sustentador dos céus e da terra. Testemunhamos de que não há outra divindade além de Deus, Único, sem parceiro, Protetor dos pacientes, testemunhamos de que nosso mestre, nosso amado, nosso grande e intercessor, Muhammad, é Seu servo e Mensageiro, o Profeta iletrado e confiável, que as bênçãos, a paz e a graça de Deus estejam sobre ele, sua família e seus companheiros, em todos os momentos. Amém.".
A preferência pelo próximo é uma das mais importantes virtudes que o Islam ensina. Ela vai além do simples ato de dar, pois a preferência é quando uma pessoa coloca a necessidade do outro acima da sua própria necessidade, mesmo quando ela também precisa daquilo. Pode até haver fome para saciar o outro, e sede para dar de beber ao próximo. A preferência pelo próximo é o oposto do egoísmo, do amor excessivo a si mesmo, da ganância, da avareza, do desejo de possuir tudo e de outras atitudes negativas.
Aqui surge a pergunta: Por que devo priorizar o outro, mesmo quando ambos têm a mesma necessidade e ele está à minha frente? Há alguma vantagem ou valor disso diante Deus Exaltado seja?
A resposta é que a preferência traz um bem imensurável, algo que não existe em outras ações. O mérito está no final, e quem vencer no final será aquele que doa, pois, a preferência oferece-lhe a garantia do sucesso, da felicidade e da satisfação de Deus, além da recompensa do Paraíso enquanto ainda vive neste mundo. Deus louvado seja revelou na surata Al Haxir versículo 9: por outra, preferem-nos, em detrimento de si mesmos, mesmo estando em necessidade. Sabei que aqueles que se preservarem da avareza serão os bem-aventurados.".
Um dos exemplos notáveis de altruísmo e os benefícios que ele gera na comunidade dos Companheiros do Mensageiro de Deus (S.A.A.S) é a história do Ansari e sua esposa com o hóspede do Mensageiro de Deus (S.A.A.S), onde eles preferiram dar a comida que tinham para seus filhos pequenos, a fim de alimentar o hóspede.
Abu Huraira (Que Deus esteja satisfeito com ele) relatou que um homem veio ao Profeta (S.A.A.S), por sua vez o Profeta (S.A.A.S) enviou uma mensagem para suas esposas, perguntando se havia algo para comer, mas elas responderam: "Não temos nada além de água". Então, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: "Quem irá acolher este homem e oferecê-lo hospitalidade?" Um homem dos Ansar disse: "Eu", e levou o hóspede para sua casa. Ele disse à sua esposa: "Honre o hóspede do Mensageiro de Deus (S.A.A.S)." Ela respondeu: "Não temos mais nada além da comida dos nossos filhos." Ele disse: "Prepare a comida e acenda o lampião, e coloque as crianças na cama, quando elas quiserem jantar." Ela fez o que ele pediu, preparou a comida, acendeu a lampião e colocou as crianças para dormir. Depois, ela se levantou como se fosse ajustar a luz, mas na verdade a apagou. Eles começaram a fingir que estavam comendo, enquanto ambos estavam famintos. Na manhã seguinte, o homem foi ao Profeta (S.A.A.S) e ele disse: "Deus sorriu (ou se admirou) da ação de vocês na noite passada." Então Deus Altíssimo seja revelou na surata Al Haxir versículo 9: por outra, preferem-nos, em detrimento de si mesmos, mesmo estando em necessidade. Sabei que aqueles que se preservarem da avareza serão os bem-aventurados."
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros.
A civilização do Islam foi construída sobre o princípio da igualdade entre todas as pessoas e sobre o direito à dignidade humana garantida por Deus Louvado seja. Não há superioridade de uma raça sobre outra, nem de uma cor sobre outra, baseando-se em qualquer tipo de fanatismo rejeitado pelo Islam. O Islam elevou a posição de Bilal, o escravo etíope, e rebaixou a de Abu Lahab, o árabe da tribo de Quraish. Deus, Exaltado seja, revelou na surata Al Hujurat versículo 13:" Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Allah, é o mais temente. Sabei que Allah é Sapientíssimo e está bem inteirado.".
No Islam, não há diferença entre árabes e não árabes, nem entre brancos e negros. Todos são iguais perante Deus Altíssimo. A diversidade entre as pessoas é um decreto divino e um sinal de Deus, que mencionou na surata Al Rum versículo 22:" E entre os Seus sinais está a criação dos céus e da terra, as variedades dos vossos idiomas e das vossas cores. Em verdade, nisto há sinais para a humanidade.". A missão do Profeta Muhammad (S.A.A.S) foi um marco transformador na história da humanidade. Sua mensagem transcende etnias, idiomas e cores. Deus Louvado seja revelou na surata Al Furcan versículo 1:"Bendito seja Aquele que revelou o Discernimento ao Seu servo – para que fosse um admoestador da humanidade.".
O Profeta (S.A.A.S) disse: “Recebi cinco coisas que nenhum profeta antes de mim recebeu." Entre elas, mencionou: “Enquanto os profetas anteriores eram enviados especificamente ao seu povo, eu fui enviado para toda a humanidade." [Bukhari e Muslim]. O Profeta (S.A.A.S), também consolidou o princípio da igualdade entre os muçulmanos no dia da conquista de Meca, quando declarou:"Ó humanos, Deus removeu de vós a arrogância do tempo da ignorância e o orgulho por vossos ancestrais. As pessoas são apenas de duas categorias: um crente piedoso, honrado perante Deus, ou um pecador desventurado, desprezado por Ele. Todos vós sois filhos de Adão, e Allah criou Adão do pó." [Tirmidhi].
Louvado seja Deus, que concede sucesso a quem Ele deseja, orientando-os para os melhores comportamentos, e que os guia para aquilo que lhes trará êxito no Dia do Encontro. Testemunho que não há divindade além de Deus, Único, sem parceiro, o Rei Criador. Testemunho também que Muhammad é Seu servo e mensageiro, o melhor dos seres humanos de todos os tempos. Que a paz e as bênçãos estejam sobre ele, sua família, seus companheiros e todos aqueles que os seguirem com retidão até o Dia do Juízo Final.
Caros irmãos muçulmanos,
Nosso Senhor, o Altíssimo, é o mais generoso dos generosos, e nosso Profeta (S.A.A.S) é um exemplo de generosidade e nobreza. Deus ama Seus servos generosos, aqueles que se apressam em realizar boas ações e gastam de suas riquezas nas coisas boas. Pois Deus Louvado seja revelou na surata Al Taghabin versículo 16: "Temei, pois, a Allah, tanto quanto possais. Escutai-O, obedecei-Lhe e fazei caridade, que isso será preferível para vós! Aqueles que se preservarem da avareza serão os bem-aventurados.". E nosso amado Profeta (S.A.A.S) disse: "A caridade não diminui a riqueza" (Relatado por Muslim).
Nossa religião nos ensina a doar e a sermos generosos, alertando-nos contra a avareza. A caridade é uma das melhores formas de adoração e uma das mais nobres formas de nos aproximarmos de Deus. Até mesmo os falecidos desejam voltar à vida para doar, quando veem a grandiosidade da recompensa da caridade. Deus Altíssimo mencionou na surata Al Munaficun versículo 10:" Fazei caridade de tudo com que vos agraciamos, antes que a morte surpreenda qualquer um de vós, e este diga: Ó Senhor meu, porque não me toleras até um término próximo, para que eu possa fazer caridade e ser um dos virtuosos?'".
A caridade apaga a ira de Deus Louvado seja, protege de infortúnios e desvia calamidades. No Dia do Juízo, cada pessoa estará sob a sombra de sua caridade. Deus Todo- Poderoso revelou na surata Al Hadid versículo 18: "Em verdade, os caritativos e as caritativas, e aqueles que emprestam espontaneamente a Allah serão retribuídos em dobro, e obterão uma generosa recompensa.".
O dinheiro, na verdade, pertence a Deus, e nós somos apenas responsáveis por ele. Ele Altíssimo seja mencionou na surata Al Hadid versículo 7: "Crede em Deus e em Seu Mensageiro, e fazei caridade daquilo que Ele vos fez herdar. E aqueles que, dentre vós, crerem e fizerem caridade, obterão uma grande recompensa.".
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único.
"Ó Deus, se não fosse por Ti, não teríamos nos guiado, nem acreditado, nem orado."
e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros ate o dia do juízo final.
Queridos irmãos, entre os ensinamentos do Alcorão, as tradições proféticas e as legislações religiosas, está o hábito de o muçulmano concluir suas ações de obediência com uma súplica. Uma súplica para que sejam aceitas as ações passadas, uma súplica de êxito no futuro. Uma súplica pelo bem da religião e da vida mundana, uma súplica por si mesmo e pelos outros, após cada ato de obediência, seja grande ou pequeno, feito em segredo ou publicamente.
Abordaremos este tema importante através de três pontos principais:
O status da súplica.
Exemplos do Alcorão e da Sunnah.
Éticas e boas práticas da súplica.
O Status da Súplicas
Todos sabemos que Deus revelou muitas súplicas no Alcorão em nome dos profetas, dos mensageiros, dos anjos em favor dos crentes, bem como as súplicas dos justos e sinceros. Basta aos justos a boa nova da súplica dos portadores do trono e dos anjos próximos. Deus revelou na surata Ghafir do versículo 7 ao 9:" Os que carregam o Trono e os que estão a seu redor glorificam, com louvor, a seu Senhor e Nele crêem, e imploram perdão para os que crêem: "Senhor nosso! Tu abranges, em misericórdia e ciência, todas as cousas; então, perdoa os que se voltam arrependidos e seguem Teu caminho, e guarda-os do castigo do Inferno. Senhor Nosso! E faze-os entrar nos Jardins do Éden, que lhes prometeste, e a quem é íntegro dentre seus pais e suas mulheres e sua descendência. Por certo, Tu, Tu és O Todo Poderoso, O Sábio. E guarda-os das más obras. E a quem Tu guardas das más obras, nesse dia, com efeito, deles terás misericórdia. E isso é o magnífico triunfo.
Louvado seja Deus, Senhor do Universo, que revelou em Seu Livro Sagrado na surata Al Jin: “Sabei que as mesquitas são (casas) de Deus; não invoqueis, pois, ninguém, juntamente com Deus.”, testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros.
Os lugares mais honrados na face da Terra são as mesquitas, que são as casas de Deus, os lugares mais puros e sagrados. Foi delas que surgiu a luz da orientação e despontou a aurora da mensagem. Nelas, as almas se purificam, os corações encontram calma e os espíritos se confortam. Elas são os lugares mais amados por Deus, como disse o Profeta, (S.A.A.S): “As partes da terra mais amadas por Deus são suas mesquitas.” (Sahih Muslim).
Deus elogiou aqueles que frequentam as mesquitas e preservam suas orações, sacrificando o mais valioso até o próprio bem. Deus Louvado seja mencionou na surata Al Nur do versículo 36 ao 38: “(Semelhante luz brilha) nos templos que Deus tem consentido sejam erigidos, para que neles seja celebrado o Seu nome e neles O glorifiquem, de manhã e à tarde. Os homens a quem os negócios e as transações não desviam da recordação de Deus, nem da prática da oração, nem do pagamento do zakat. Temem o dia em que os corações e os olhos se transformem, para que Deus os recompense melhor pelo que tiveram feito, acrescentando-lhes de Sua graça; sabei que Allah agracia imensuravelmente a quem Lhe apraz.”.
Deus Altíssimo testemunhou a fé dos frequentadores das mesquitas, mencionando na surata Al Tawba versículo 17: “Só frequentam as mesquitas de Deus aqueles que creem em Deus e no Dia do Juízo Final.”. O Profeta (S.A.A.S), mencionou entre os sete que serão abrigados na sombra de Deus, no Dia em que não haverá outra sombra: “Um homem cujo coração está ligado à mesquita.” (Muttafaqun ‘alayh).
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros. Deus, Exaltado seja, revelou na surata Ibrahim versículo 27: "Deus fortalecerá os crentes com a palavra firme na vida terrena, tão bem como na Outra Vida; e deixará que os injustos se desviem, porque Ele procede como Lhe apraz.". A firmeza na fé, a persistência na obediência e o distanciamento do pecado são sinais de fé plena e uma grande bênção de Deus, a qual devemos agradecer, mantendo-nos firmes no caminho certo, especialmente em tempos de muitas provações, corrupção e tentações.
Deus Louvado seja mencionou na surata Fussilat versículo 30: " Em verdade, quanto àqueles que dizem: Nosso Senhor é Deus, e se firmam, os anjos descerão sobre eles, os quais lhes dirão: Não temais, nem vos entristeçais; outrossim, regozijai-vos com o Paraíso que vos está prometido!".
A Mãe dos Crentes, Umm Salama (Que Deus esteja satisfeito com ela), foi questionada: Qual era a súplica que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) mais fazia quando estava contigo? Ela respondeu: "A súplica que ele mais fazia era: ‘Ó Transformador dos corações, mantém meu coração firme em Tua religião.’" Então eu perguntei: Ó Mensageiro de Deus, por que você faz essa súplica com tanta frequência? Ele respondeu: "Ó Umm Salama, não há ser humano cujo coração não esteja entre dois dedos dos dedos de Deus; Ele firma quem Ele deseja e desvia quem Ele deseja."
(Sunan at-Tirmidhi).
O Companheiro Shaddad ibn Aws (Que Deus esteja satisfeito com ele) dizia a um de seus companheiros durante uma viagem: "Queres que eu te ensine o que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) costumava nos ensinar a dizer?" Ele então disse: "Ó Deus, peço-Te firmeza na ordem e força de orientação..."
(Sunan at-Tirmidhi).
Louvado seja Deus, Senhor do universo, que revelou em Seu Livro Sagrado na surata Al Imran versículo 175: "Eis que Satanás sugere que temais os seus sequazes. Não os temais; temei a Mim, se sois crentes.", e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros.
Caros muçulmanos, o temor a Deus e o receio de Seu castigo são características dos profetas e mensageiros, dos justos e mártires, dos virtuosos e de todos os anjos, pois são temerosos de Sua ira e respeitosos de Seu poder. Deus Louvado seja mencionou na surata Al Anbiya do versículo 26 ao 28: " E dizem: O Clemente teve um filho! Glorificado seja! Qual! São apenas servos veneráveis (esses a quem chamam de filhos), Que jamais se antecipam a Ele no falar, e que agem sob o Seu comando. Ele conhece tanto o que houve antes deles como o que haverá depois deles, e não poderão interceder em favor de ninguém, salvo de quem a Ele aprouver; ficam temerosos e reverentes perante a Sua glória."
O temor a Deus, caros irmãos, aprimora o comportamento do servo e o afasta do pecado, levando-o a obedecer a Deus e, assim, alcançar o Paraíso. Ouçam o que o Profeta (S.A.A.S) disse: “Aquele que tem medo vai na primeira parte da noite, e quem vai na primeira parte da noite chega ao seu destino. Tomai cuidado, pois a propriedade de Deus é preciosa! Sabei que a propriedade de Deus é o Paraíso!” (Tirmizi). O Profeta (S.A.A.S) também disse: “Aquele que derrama lágrimas com temor a Deus não irá para o inferno, até que o leite retorne ao seio. O pó produzido no caminho de Deus e a fumaça do Fogo do Inferno não se juntam. (Ou seja, impossivelmente ele irá para o inferno).” (Tirmizi)
Por que uma criatura não temeria seu Criador, se Ele está com ela em todos os momentos, nos segredos e em público, no sono e na vigília, dentro e fora de casa? Pois Deus Louvado seja revelou na surata Al Mujadala versículo 7: " Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra? Não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreição, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente." .
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros. Hoje, com a permissão de Deus, falaremos sobre os meios de sucessão na terra e quem são os que a merecem.
Primeiro: A sucessão é uma das leis divinas no universo:
Saibam que a sucessão na terra e a capacitação são o objetivo de todos. Todos a buscam e se esforçam para alcançá-la. A sucessão é uma lei universal que Deus concede àqueles que a merecem, sendo alcançada por meio da aplicação de seus meios e da manutenção de sua continuidade. Deus, o Altíssimo, preserva essa bênção para aqueles que cumprem seu dever de reformar e construir a terra, seguindo o caminho que Ele revelou à humanidade. Deus revelou na surata Al Anbiya versículo 105:
"Temos prescrito, nos Salmos, depois da Mensagem (dada a Moisés), que a terra, herdá-la-ão os Meus servos virtuosos.". A sucessão nunca se realiza por meio de corrupção, destruição, assassinato e injustiça, como fazem os opressores e agressores sionistas, sob os olhos e ouvidos de um mundo que perdeu sua consciência e cujo coração está morto.
Segundo: Os principais meios de sucessão:
Entre os principais meios de sucessão na terra está a fé verdadeira, firme e inabalável, que não oscila como a fé dos seguidores de desejos, cujos corações estão cheios de dúvidas. Eles se sentem tranquilos na prosperidade, mas se revoltam nas adversidades. Pois Deus Louvado seja mencionou na surata Al Hajj versículo 11: " Entre os humanos hão, também, quem adora Deus com restrições: se lhe ocorre um bem, satisfaz-se com isso; porém, se o açoita um adversidade, renega e perde este mundo e o outro. Esta é a evidencia desventura.". Ou como a fé dos hipócritas, que agora abundam na terra, sobre os quais Deus Altíssimo mencionou na surata Al Bacara versículo 8: " Entre os humanos há os que dizem: Cremos em Deus e no Dia do Juízo Final. Contudo, não são fiéis.".
A fé verdadeira, firme e sincera em Deus é a causa da remoção das aflições da nação, de acordo com que foi revelado na surata Yunus versículo 98: " Se o povo de uma única cidade cresse, a sua crença ser-lhe-ia benéfica, pois quando o povo de Yunis (Jonas) acreditou, liberamo-lo do castigo do aviltamento na vida terrena e o agraciamos temporariamente.". Isso porque Deus Louvado Seja apoia os crentes sinceros, assim como foi mencionado na surata Muhammad versículo 11: " (Tal não ocorrerá aos fiéis) porque Deus é o protetor dos fiéis, e os incrédulos jamais terão protetor algum.".
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros.
Caros muçulmanos, Deus Todo-Poderoso nos dá uma orientação clara e direta em Seu Livro Sagrado revelando na surata Muhammad versículo 7: " Ó crentes, se socorrerdes a Deus, Ele vos socorrerá e firmará os vossos passos". Este versículo nos revela, de maneira inconfundível, que Deus, o Senhor dos Mundos, estabeleceu uma conexão entre causas e consequências. Ele nos faz uma promessa: a vitória para Seus servos crentes. E como Ele Louvado seja menciona na surata Al Rum versículo 47: " e era Nosso dever socorrer os crentes.". O triunfo vem somente Dele, e Deus jamais falha em cumprir Suas promessas.
Mas surge a pergunta: quando essa promessa de vitória se tornará realidade para os crentes? A resposta é simples: quando os crentes oferecerem o seu apoio a Deus Altíssimo seja em primeiro lugar, então Ele os ajudará a vencer seus inimigos. O grande sábio Qatadah (que Deus esteja satisfeito com ele) afirmou: "É uma verdade que Deus concede a quem Lhe procura e dá a vitória àqueles que o pede socorro.".
Agora, a questão que permanece é: como podem os crentes socorrer a Deus?
A vitória dos crentes em nome de Deus é alcançada cumprindo as causas da vitória, sendo as mais importantes:
A fé em Deus e a aproximação a Ele através de boas ações. Deus Louvado seja revelou na surata Gafir versículo 5: “Sabei que secundaremos Nossos mensageiros e os crentes, na vida terrena e no dia em que se declararem as testemunhas”, e na surata Al Hajj versículo 38: " Em verdade, Deus defende os crentes.".
Deus está com os crentes virtuosos, apoiando-os com Sua ajuda e prometendo defendê-los e conceder-lhes autoridade sobre a terra, assim como foi mencionado na surata Al Nur versículo 55" Allah prometeu àqueles dentre vós, que creem e praticam o bem, fazê-los herdeiros da terra, como fez com os seus antepassados; consolidar-lhes a religião que escolheu para eles, e trocar a sua apreensão por tranquilidade – Que Me adorem e não Me associem a ninguém! – Mas aqueles que, depois disto, renegarem, serão os depravados.".
Louvado seja Deus Senhor do Universo, que revelou na surata Al Anbiya versículo 92: “Esta vossa comunidade é uma comunidade única, e Eu sou o vosso Senhor. Adorai-Me, portanto (e a nenhum outro)!”, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros.
Irmãos no Islam e na fé, o Islam quer que sejamos uma só nação, sob uma bandeira de verdade, sem sectarismo que nos separe, sem racismo que nos dilacere, sem diferenças que enfraqueçam nossa força. O Islam não faz distinção entre árabe e não árabe, nem entre branco e negro, exceto pela piedade e as boas ações. Deus mencionou na surata Al-Hujurat versículo 13: " Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Allah, é o mais temente.".
E uma das coisas mais importantes que preserva a força da nação e mantém sua unidade é o apego a Deus Louvado seja e ao Seu firme laço, aderindo à religião de Deus, tanto no Livro quanto na Sunnah, em conhecimento, ação, compreensão e comportamento. Deus revelou na surata Al Hajj versículo 78: " apegai-vos a Allah, Que é vosso Protetor. E que excelente Protetor! E que excelente socorredor ". O apego a Deus Altíssimo se manifesta na confiança sincera n'Ele, na súplica e na humildade diante d'Ele.
Reflita comigo sobre este grande episódio que ilustra a sinceridade dos Companheiros (que Deus esteja satisfeito com eles) na confiança em Deus e no apego a Ele. Deus mencionou na surata Al Imran do versículo 173 ao 174 disse: " São aqueles aos quais foi dito: Um grande exército concentra-se contra vós; temei-o! Isso lhes aumentou a fé e disseram: Deus nos é suficiente. Que excelente Guardião! Pela mercê e pela graça de Allah, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Allah; sabei que Allah é Agraciante por excelência. ".
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros.
Dando continuidade, o Nosso Profeta (S.A.A.S) incentivava os muçulmanos a cooperarem entre si, a se unirem para o bem e a evitarem a discórdia e as disputas, pois a desunião paralisa o progresso da sociedade muçulmana. A união é força, enquanto a divisão é fraqueza.
E Deus, Glorificado e Exaltado seja, nos ordenou a união e a não nos dividirmos ou cairmos em disputas, assim como foi revelado na surata: Al Imran versículo 103:"E apegai-vos, todos, ao vínculo de Deus e não vos dividais; recordai-vos das mercês de Deus para convosco, porquanto éreis adversários mútuos e Ele conciliou os vossos corações e, mercê de Sua graça, vos tornastes verdadeiros irmãos; e quando estivestes à beira do abismo infernal, (Deus) dele vos salvou. Assim, Allah vos elucida os Seus versículos, para que vos guieis.".
E Deus, exaltado seja, deixou claro que a divisão é a causa da fraqueza e do fracasso, quando mencionou na surata Al Anfal versículo 46:"E obedecei a Deus e ao Seu Mensageiro e não disputeis entre vós, porque fracassaríeis e perderíeis o vosso valor. E perseverai, porque Allah está com os perseverantes.".
E o Profeta (S.A.A.S) nos alertou sobre a divisão e mencionou que ela vem de Satanás. De acordo com o relato de Ibn Umar, ele disse: Umar nos fez um sermão em Al-Jabiya e disse: "Ó povo, eu estou entre vocês como o Mensageiro de Deus estava entre nós, e ele disse: 'Que nenhum homem fique sozinho com uma mulher, pois o terceiro entre eles será Satanás. Permaneçam unidos em grupo e evitem a divisão, pois Satanás está com aquele que está sozinho e está mais distante entre dois.'" (Sunan at-Tirmidhi).
E como os muçulmanos se dividem e caem em disputas e conflitos, quando o Profeta, (S.A.A.S), nos informou que os verdadeiros crentes são como um corpo único, que sente a dor uns dos outros? De acordo com o relato de Nu'man ibn Bashir, o Mensageiro de Deus disse: "“O bom exemplo que os crentes demonstram, com relação ao seu carinho, sua misericórdia e amabilidades recíprocas, é como se fosse proveniente de um só corpo; quando um membro se encontra indisposto, todo o resto do corpo mostra sua debilidade e febre.” (Mutaffac alaih).
Louvado seja Deus Senhor do Universo, que elevou o céu sem pilares e estendeu a terra sobre a água congelada, distribuiu as provisões e não esqueceu de ninguém testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o seu Mensageiro.
Certamente, as bênçãos de Deus, Exaltado e Glorificado, sobre Seus servos são muitas e variadas, e não é possível contá-las ou enumerá-las. Deus, o Altíssimo, revelou na surata Al Nahil versículo 18: “Porém, se pretenderdes contar as mercês de Allah, jamais podereis enumerá-las. Sabei que Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo.". Entre essas grandes bênçãos, com as quais Deus, o Altíssimo, nos honrou, está a bênção da compreensão correta.
A compreensão correta é a luz que permite ao ser humano distinguir entre o verdadeiro e o falso, o correto e o errado, o útil e o prejudicial, o bom e o ruim. Quem a recebe, foi agraciado com um grande bem. Ibn Al-Qayyim (que Deus tenha misericórdia dele) disse: “A saúde da compreensão e a boa intenção estão entre as maiores bênçãos de Allah que Ele concede ao Seu servo. Na verdade, depois do Islã, nenhum servo recebeu uma dádiva melhor ou mais grandiosa do que essas duas.".
Entre as coisas importantes que o muçulmano deve entender corretamente para lidar bem com elas está a vida mundana.
Uma das regras da compreensão correta desta vida mundana é que Deus, o Altíssimo, nos criou e nos colocou nela por uma única razão: adorá-Lo, sem parceiros. Deus Louvado seja, mencionou na surata Al Dhariyat versículo 56: “Não criei os gênios e humanos, senão para Me adorarem.".
A pessoa de bom senso é aquela que aproveita sua vida na terra com esse objetivo, que é adorar Deus, o Altíssimo, o que garante a ela um bom destino na vida após a morte a felicidade eterna.
Outra regra da compreensão correta desta vida é que ela está cheia de provações, dificuldades e cercada de perigos. Deus, Todo - Poderoso, revelou na surata Al Mulk versículo 2: “Que criou a vida e a morte, para testar quem de vós melhor se comporta – porque é o Poderoso, o Indulgentíssimo.".
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, que revelou na surata Al Anbiya versículo 107: “E não te enviamos, senão como misericórdia para a humanidade.”, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros.
Estamos no mês de Rabi' al-Awwal, em que comemoramos o nascimento do nosso Mestre, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S). Ele (S.A.A.S), em todos os seus estados, especialmente em sua nobre e bela conduta, possuía uma moral sublime, sem igual. Seu Senhor testemunhou isso, mencionando na surata Al Calam versículo 4: " Porque és de nobilíssimo caráter". Todos que o conheceram e estiveram com ele, seus companheiros, testemunharam isso.
Foi relatado por Al-Baraa' ibn Azib e Anas ibn Malik (que Deus esteja satisfeito com ambos) que disseram: "O Mensageiro de Deus (S.A.A.S) era a pessoa de melhor caráter". E a Senhora Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela) disse: "Seu caráter era o Alcorão".
De fato, o aprimoramento das boas virtudes e da moral elevada foi um dos propósitos de sua grandiosa missão. Ele disse: "Eu fui enviado para aperfeiçoar as boas maneiras".
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, a quem seu Senhor o enviou, como anunciador, e admoestador, chamando para Deus com Sua permissão e como uma luz brilhante. Deus reviveu os corações com ele (S.A.A.S), iluminou as mentes, fez com que os ouvidos ouvissem e os olhos vissem. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros.
As nações de hoje se apegam a seus símbolos, erguendo estátuas em sua homenagem e louvando-os manhã e noite. Nós, porém, temos apenas um homem a quem Deus elevou como líder, modelo e mestre. Pois Deus Louvado seja revelou na surata Al Ahzab versículo 21: “Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo para aqueles que têm esperança em Deus e no Dia do Juízo Final, e invocam Allah frequentemente. ". Analfabeto, que não sabia ler nem escrever, nunca tocou em caneta, livro ou caderno, mas Deus revelou a ele o Alcorão inteiro e toda a Sunnah. Um homem que carrega a pureza, a castidade, a honestidade, a justiça e a verdade.
O nascimento do Profeta Muhammad (S.A.A.S) e sua infância: A senhora Aminah relatou: "Carreguei-o em meu ventre, mas não senti o peso da gravidez. Quando dei à luz, ele nasceu prostrado em adoração no chão. Desde o primeiro momento, ele estava em prostração para o único Deus. Na noite anterior ao seu nascimento, eu vi em um sonho uma luz emanando de mim que iluminou os palácios de Sham (Damasco).
O Profeta (S.A.A.S) costumava sair de Meca para o Monte Hira para adorar a Deus. Ele adorava e direcionava seu coração a Deus, reconhecendo que o universo tem um Criador e Sustentador que merece adoração. Ele passava quatro ou cinco noites no monte em adoração, depois descia para se abastecer com Khadija e retornava. Durante esse período, o anjo Gabriel (que a paz esteja com ele), com seiscentas asas, veio até ele e disse: "Leia!" Ele respondeu: "Não sei ler." anjo Gabriel repetiu: "Leia!" Ele novamente respondeu: " Não sei ler." Gabriel então o abraçou fortemente e disse, de acordo com que foi revelado na surata Al Alac do versículo 1 ao 5: " Lê, em nome do teu Senhor Que criou; criou o homem de algo que se agarra (coágulo). Lê, que o teu Senhor é o mais Generoso. Que ensinou através da pena, Ensinou ao homem o que este não sabia.". O Profeta começou a ler, e o anjo Gabriel (que a paz esteja com ele) o soltou. Quando ele desceu do monte, olhou para o céu e viu Gabriel em um trono entre o céu e a terra.
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros.
Há uma grande diferença entre aquele que realmente tem pudor diante de Deus e aquele que apenas afirma ter pudor diante Dele. Talvez compreendamos o pudor em relação a Deus de forma incorreta. O Mensageiro (S.A.A.S) esclareceu o verdadeiro significado do pudor. Abdullah ibn Mas'ud (que Deus esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (S.A.A.S) disse: “Tende pudor de Deus como Ele merece. “Ele disse: Nós dissemos: "Ó Profeta de Deus! Temos pudor, e todo louvor é devido a Deus." Ele 9S.A.A.S) disse: "Não isso, mas o pudor devido a Deus é proteger a cabeça e o que ela contém, proteger o interior e o que ele inclui, lembrar-se da morte e da provação, e quem busca a outra vida, abandona os adornos deste mundo. Quem fizer isso, então realmente cumpriu o pudor, ou seja, o pudor que Deus merece.". TIRMIZI.
Preservar a cabeça e o que ela contém significa que a pessoa deve proteger sua mente, seus pensamentos e suas intenções, de forma a não planejar ou tramar o pecado. Deus, Exaltado seja, concedeu ao ser humano a bênção da razão, e essa bênção não deve ser usada para desobedecer a Allah. A pessoa deve proteger sua mente, seus pensamentos e suas intenções de pensar mal dos outros ou de permitir que o tempo passe sem lembrar-se de Deus Altíssimo.
A mulher deve proteger sua cabeça de forma a não expor seu cabelo ou parte dela, pois ela deve cumprir o que Deus prescreveu para ela em relação ao hijab. Louvado seja Deus que vivemos em um país onde o hijab não é criminalizado nem punido.
Proteger os olhos de olhar para o que Deus proibiu. Não se deve olhar para o que é ilícito, nem com desprezo, arrogância ou superioridade para com as criaturas de Deus, pois Deus Exaltado seja, revelou na surata Al Nur no versículo 30 e 31: “Dize aos crentes que recatem os seus olhares, Dize às crentes que recatem os seus olhares.".
Proteger a língua da maledicência, da difamação, da mentira, do falso testemunho e da obscenidade; o Profeta (S.A.A.S) disse a Mu’adh (que Deus esteja satisfeito com ele): "Controle isso." e apontou para sua língua" (relatado por At-Tirmidhi).
Proteger os ouvidos de escutar maledicências, difamações, os segredos das pessoas, as intimidades de seus lares e suas particularidades; Deus Exaltado seja, perguntará a respeito dos ouvidos e dos olhos no Dia do Juízo conforme mencionado na surata Al Isra versículo 36: " pelo teu ouvido, pela tua vista, e pelo teu coração, por tudo isto serás responsável!".
Louvado seja Deus Senhor do Universo, que revelou na surata Al Bcara versiculo208: “Ó crentes, abraçai o Islam na sua totalidade e não sigais os passos de Satanás, porque é vosso inimigo declarado", testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros.
O Islam é a religião que Deus nos honrou com, e é uma religião de perfeição, pureza, felicidade e salvação. É uma religião que organiza a vida dos indivíduos e das comunidades, promovendo a retidão na vida terrena e a salvação na vida após a morte.
Algumas pessoas podem pensar que a religião se resume apenas à oração, ao jejum, à caridade e à peregrinação, mas esse é um entendimento limitado do Islam. Quem examina o Islam e seus ensinamentos percebe que ele inclui não apenas os atos de adoração que aproximam o muçulmano de Deus, como oração, caridade e jejum, mas também as interações com as outras pessoas. A prática do Islam não está completa sem ambos os aspectos, pois eles são interdependentes e nenhum dos dois é suficiente sem o outro.
A religião envolve tanto adorações quanto interações, e a adesão a ambos leva à felicidade nesta vida e na próxima. Observando a realidade das pessoas, nota-se que há uma tendência a se concentrar mais nas práticas de adoração do que nas interações. No entanto, é importante que o muçulmano saiba que um dos principais objetivos das adorações é o aprimoramento do comportamento e a boa conduta com os outros. Deus Louvado seja revelou na surata Al Ankabout versículo 45: " Recita o que te foi revelado do Livro e observa a oração, porque a oração preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito;". Assim, a oração previne a imoralidade e o mal, que são manifestações de palavras e ações desprezíveis.
Deus Altíssimo mencionou na surata Al Tauba versículo 103 sobre a caridade (zakat): “Tome, de seus bens, uma caridade para purificá-los e para santificá-los, e ore por eles. Sua oração é um consolo para eles”. A caridade não é um imposto cobrado das pessoas, mas sim uma forma de cultivar sentimentos de compaixão e misericórdia, e de fortalecer os laços entre ricos e pobres.
Sobre o jejum, Deus revelou na surata Al Bacara versículo 183: Ó crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito aos vossos antepassados, para que temais a Deus.”. O jejum cultiva em quem jejuar todas as boas qualidades e isso se reflete na palavra “temor” (taqwa), que carrega significados de fé e moralidade.
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros.
Nosso discurso de hoje, com a permissão de Deus Todo-Poderoso, se concentrará em um versículo do Livro de Deus, exaltado seja. Como precisamos nos apegar a ele em todos os momentos de nossas vidas, especialmente em tempos de dificuldades e provações. Este versículo é o remédio para qualquer aflição que atinja o muçulmano, proporcionando tranquilidade em tempos de medo e ansiedade. Deus, exaltado seja, revelou na surata Al Bacara versículo 216: “É possível que repudieis algo que seja um bem para vós e, quiçá, gosteis de algo que vos seja prejudicial; todavia, Deus sabe, e vós ignorais.”.
Quantas preocupações, calamidades e tribulações afligem as pessoas, que podem se prolongar por dias, meses e até anos. Mas, refletimos sobre a palavra de nosso Senhor mencionadas na surata Al Bacara versículo 216: " É possível que repudieis algo que seja um bem para vós. ". Na história do profeta José (que a paz esteja com ele) e tudo o que ele passou — desde a tentativa de seus irmãos de matá-lo, o engano das mulheres e sua prisão — há uma lição e um ensinamento. Após todas essas adversidades, veio o alívio de Deus Todo-Poderoso, que lhe concedeu poder sobre a terra, permitindo-lhe ocupar a posição que desejasse, de acordo com que foi revelado na surata Yussuf do versículo 54 ao 56: "Então o rei disse: Trazei-mo! Quero que sirva exclusivamente a mim! E quando lhe falou, disse: Doravante gozarás, entre nós, de estabilidade e de confiança. Pediu-lhe: Confia-me os armazéns do país que eu serei um bom guardião deles, pois conheço-lhes a importância. E assim estabelecemos José no país, para que governasse onde, quando e como quisesse. Agraciamos com a Nossa misericórdia quem Nos apraz e jamais frustramos a recompensa dos benfeitores.".
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros. Nossa conversa de hoje, por Sua vontade, será sobre um ato de adoração que se encontra entre os mais importantes após a unicidade de Deus, bendito e exaltado: a benevolência para com os pais.
Pois, o direito dos pais é grandioso, e sua posição na religião é elevada. A benevolência para com eles está associada a unicidade de Deus, e a gratidão a eles está ligada à gratidão a Deus, glorificado e exaltado seja. E a bondade para com eles está entre as melhores ações e as mais amadas por Deus, Altíssimo seja, que revelou na surata Al Anam versículo 151: “Dize (ainda mais): Vinde, para que eu vos prescreva o que vosso Senhor vos vedou: Não Lhe atribuais parceiros; tratai com benevolência a vossos pais.”.
E os direitos dos pais são de entre as questões claras e evidentes na nação islâmica, tanto em termos de conhecimento e estudo, quanto em termos de versículos e hadiths, entretanto todos nós sabemos que Deus Louvado seja mencionou na surata Al Isra nos versículos 23 e 24: O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; não lhes dirijais palavras de desrespeito, nem griteis com eles; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas. E estende sobre eles as asas da humildade, e dize: Ó Senhor meu, tem misericórdia de ambos, como eles tiveram misericórdia de mim, criando-me desde pequenino!”.
Da mesma forma, os hadiths que mencionam a virtude da benevolência para com os pais são numerosos e bem conhecidos. Dentre eles, está a fala do Profeta (S.A.A.S): "A satisfação de Deus está na satisfação dos pais, e a ira de Allah está na ira dos pais" [Sahih Ibn Hibban]. E de Abu Darda (que Deus esteja satisfeito com ele) relatou que ouviu o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) dizer: "O pai é a porta do meio para o Paraíso. Se quiseres, desperdiça essa porta ou a protege." [Musnad Ahmad].
E foi perguntado a Al-Hasan: Qual é a benevolência aos pais? Ele disse: "É dar-lhes do que você possui e obedecê-los no que te ordenam, desde que não seja uma desobediência. Foi dito: E qual é a desobediência? Ele disse: É abandoná-los e privá-los. Então ele disse: Acaso não sabes que teu olhar para os rostos de teus pais é uma adoração? Então, como será a benevolência para com eles?
Louvado seja Deus Senhor do Universo, testemunhamos que não há divindade exceto Deus, o Glorificado, O Único, e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Mensageiro de Deus, sua família, e seus companheiros. Falaremos hoje, com a vontade de Deus Todo-Poderoso, sobre a visão do Islam sobre a juventude, especialmente porque os jovens são o elemento mais importante na vida.
Em primeiro lugar, saibam que o futuro de uma nação é conhecido através de seus jovens e seu passado através de suas glórias; se os jovens são a razão da força da nação, seu progresso, construção e disseminação do bem, saibam que a nação está em boa situação. Porém, se os jovens são a base da corrupção e do afastamento dos ensinamentos da religião pura, saibam que a nação está doente, uma doença que a levará ao declínio e à morte.
O Alcorão Sagrado mencionou a fase da juventude e esclareceu que eles são um farol na disseminação da orientação e da fé; os Companheiros da Caverna, que buscaram refúgio na caverna para preservar sua fé e buscar as misericórdias de seu Senhor, eram jovens. Deus Todo-Poderoso os elogiou e perpetuou sua lembrança no Alcorão Sagrado, reveladas na surata Al Kahf versículo 13:" Eram jovens que acreditavam em seu Senhor, pelo que os aumentamos em orientação.".
O Alcorão também mencionou a história do Profeta José (que a paz esteja com ele), detalhando o que ele enfrentou na juventude, sendo tentado pela esposa do governante. Ele (que a paz esteja com ele) declarou abertamente, servindo de exemplo para qualquer jovem que enfrente tal tentação ou a quem ela seja apresentada, pois Deus Todo-Poderoso mencionou na surata Yussuf versículo 23: " A mulher, em cuja casa se alojara, tentou seduzi-lo; fechou as portas e lhe disse: Agora vem! Porém, ele disse: Amparo-me em Deus!'", significa que ele buscava refúgio em Deus para não cair em tentação ou em pecado.
Se olharmos para a Sunnah do Profeta (S.A.A.S), veremos que ele deu grande importância aos jovens. Por que não? Eles são os que mais respondem e aceitam seu chamado e defendem sua religião, pois o Profeta (S.A.A.S) os ensinou. Jundub bin Abdullah (que Deus esteja satisfeito com ele) disse: "Estávamos com o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) quando éramos jovens próximos da puberdade, e aprendemos a fé antes do Alcorão, depois aprendemos o Alcorão e aumentamos nossa fé com ele" (Narrado por Ibn Majah).
Sede office:
Rua Tejupá, 194 – Jabaquara
São Paulo – SP – Brazil
Phone: +55 11 5035.0820
Presidência Office:
Av. São Gualter, 999 - Alto de Pinheiros
São Paulo - SP - Brazil
Phone: + 55 (11) 2193.3563
Brasília Office
Setor de Grandes Áreas Norte
Asa Norte, Qdr 601 - Edif. Íon - Sl 2058
Brasília - DF – Brazil
Phone: +55 61 3181.0343
Gulf Office
Dubai Humanitarian
Building N°.01, 3rd floor, Office 337
Dubai Industrial Park
Dubai - United Arab Emirates
Phone: +971 4 568 7484
Todos os direitos reservados | FAMBRAS