FAMBRAS

nas Redes Sociais

Site_Horuss

Phone: 55 (11) 5035-0820

Rua Tejupá, 188 - Jabaquara - SP - Brasil

Em Nome de Deus, O Misericordioso, O Misericordiador

Pilares do Islam

Toda estrutura, espiritual ou física, é edificada sob uma base que a sustenta.

O Islam é edificado sobre cinco pilares fundamentais:

 

1) O Testemunho (al-Shahadah)

Consiste em professar pela língua, conferir no coração e confirmar pelos membros que “Não há outra Divindade além de Deus, o único sem associado, e que Muhammad é Seu servo e Mensageiro”.

 

2) A Oração (al-Salah)

Deus mostra meio pelo qual cada ser humano pode se comunicar com Ele. Deus é a fonte de alimentação do espírito. Portanto, quem recorrer outra forma além desta, prestará contas por isso.

 

3) A Esmola (al-Zakah)

É um ato de purificação dos bens (consumíveis), das falhas transicionais e da alma. Com a Zakah, se purifica o íntimo do contribuinte, os malefícios ou influência ao egoísmo, à ganância, etc. É obrigatório para todo muçulmano, homem e mulher, sensato e púbere, que tiver bens (consumíveis) ou valores monetários (que completaram um ciclo de 12 meses lunares, sem ele necessitar). É preciso tirar uma parte estipulada nos termos islâmicos e destinar a uma das oito categorias sociais que se seguem: os pobres, os necessitados, os que trabalham na recolha e na organização das esmolas, os simpatizantes do bem, os que promovem a libertação de cativo, o alívio do endividado, trazem apoio ao divulgador da verdade a Deus e o viajante desalojado.

 

4) O Jejum (al-Saum)

É obrigatório para todo o muçulmano, púbere, saudável e residente, jejuar no mês de Ramadan (nono mês do calendário lunar), abstendo-se de comer, beber, ter relações conjugais e de tudo que envolve briga ou constitui ofensa moral ao próximo desde a alvorada até ao romper do sol, durante todo o mês.

 

5) A Peregrinação (al-Hajj)

É obrigatório para todo o muçulmano, púbere, saudável e financeiramente capaz de custear as despesas, peregrinar a Meca uma vez na vida.