FAMBRAS

nas Redes Sociais

Site_Horuss

Phone: 55 (11) 5035-0820

Rua Tejupá, 188 - Jabaquara - SP - Brasil

Em Nome de Deus, O Misericordioso, O Misericordiador

Pilares do Islam

Toda estrutura, espiritual ou física, é edificada sob uma base que a sustenta.

O Islam é edificado sobre cinco pilares fundamentais que são:

 

1) O Testemunho (al-Shahadah)

Consiste em professar pela língua, conferir no coração e confirmar pelos membros que “Não há outra divindade além de Deus, o único sem associado, e que Muhammad é Seu servo e Mensageiro”.

 

2) A Oração (al-Salah)

A oração é praticada cinco vezes ao dia, na alvorada, ao meio-dia, no meio da tarde, ao crepúsculo e à noite. Deus mostra o meio pelo qual cada ser humano pode se comunicar com Ele. Deus é a fonte de alimentação do espírito. Portanto, quem recorrer outra forma além desta, prestará contas por isso.

 

3) A Doação (al-Zakah)

É um ato de purificação dos bens (consumíveis), das falhas transicionais e da alma. Com a Zakah, se purifica o íntimo do contribuinte, os malefícios ou influência ao egoísmo, à ganância, etc. É obrigatório para todo muçulmano, homem e mulher, que tiver bens (consumíveis) ou valores monetários. É preciso tirar uma parte estipulada nos termos islâmicos.

 

4) O Jejum (al-Saum)

É obrigatório para todo o muçulmano saudável jejuar no mês sagrado do Ramadan (nono mês do calendário lunar), abstendo-se de comer, beber, ter relações conjugais e de tudo que envolve briga ou constitui ofensa moral ao próximo, desde a alvorada até ao romper do sol, durante todo o mês. O jejum é um método de purificação pessoal, que proporciona ao jejuador uma conduta de paciência, respeito e compreensão. Ao privar-se dos confortos mundanos, mesmo por um curto período, o jejuador renova sua verdadeira fé.

 

5) A Peregrinação (al-Hajj)

Na peregrinação, os peregrinos vestem roupas simples, que eliminam as distinções de classes e cultura; assim todos ficam iguais perante a Deus. A peregrinação anual a Meca é uma obrigação somente para aqueles que são física e financeiramente capazes de empreende-la.