FAMBRAS

nas Redes Sociais

Site_Horuss

Phone: 55 (11) 5035-0820

Rua Tejupá, 188 - Jabaquara - SP - Brasil

Em Nome de Deus, O Misericordioso, O Misericordiador

Nossa História

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, FAMBRAS, foi fundada em 1979 pelo visionário Hajj Hussein Mohamed El Zoghbi. Na época, os mais importantes líderes de associações muçulmanas do país se reuniram em Brasília e manifestaram total apoio para a criação de uma entidade que se comprometesse com o fortalecimento e unificação de suas instituições. Além da acolhida aos irmãos necessitados, a maior preocupação da Federação era ajudar a manter vivas as práticas do Islam.

 

Desde então, a FAMBRAS atua nos âmbitos religioso, social, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que comtemplam a divulgação do Islam e ações educacionais e assistenciais - tanto em benefício da comunidade muçulmana como das comunidades carentes do Brasil.

 

Além disso, a entidade foi pioneira ao implantar o conceito e o sistema Halal no país. Em 1981, após uma visita do ministério Awkaf, do Egito, e da Liga Muçulmana, sediada em Meca, a FAMBRAS passou a estruturar esse mercado no Brasil. Hoje, o mundo sabe que o Brasil é o maior exportador de carnes de frango e de bovinos Halal do mundo. E graças ao Hajj Hussein foi possível concretizar a primeira exportação Halal aos países árabes.

 

A organização é filantrópica e possui sólidas parcerias com entidades islâmicas internacionais, que auxiliam direta e indiretamente os projetos da FAMBRAS: bolsas para o Hajj, impressão dos livros distribuídos nos Daawas e doação de alimentos para o Iftar das mesquitas, entre outros. Também foi por meio destas parcerias que, ao longo de sua trajetória, a FAMBRAS intermediou a construção de 37 mesquitas no Brasil.

 

Hoje, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil se configura como a mais importante referência sobre o islamismo no país e um dos principais modelos em certificação e difusão do conceito Halal no mundo.

 

Em Nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso.

A Visão Religiosa da FAMBRAS

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil é uma instituição religiosa, cultural e social que atua na divulgação do Islam, com base na metodologia abrangente e inclusiva do Alcorão e dos ensinamentos autênticos do profeta Muhammad (a Paz de Deus, Sua Misericórdia e Bênçãos estejam sobre ele).

 

A FAMBRAS segue um padrão contemporâneo de comunicação, pautado pelos termos da conduta humanista do Alcorão e da Sunna, empenhando-se na cooperação, promoção da paz, tolerância e diálogo com todos integrantes da sociedade sempre se utilizando de sabedoria, moderação dialógica e consideração dos valores comuns.

 

É o que nos ensina o Alcorão no capítulo 26, versículo 125: “Convoca (ó Muhammad, os humanos) à senda de teu Senhor com sabedoria e bela exortação; e dialoga com eles de maneira benevolente”.

Ideologia

O Islam nos ensina que a existência é uma dádiva de Deus, ornamentada por tudo que existe na natureza – sejam os seres visíveis ou invisíveis. A cada ser, o muçulmano deve respeito e cuidado. O Alcorão demonstra esse respeito inclusive aos animais, já que dentre os títulos de seus capítulos estão incorporados alguns de seus nomes. Por exemplo: “Al-Baqara, a vaca”, “Al-Na’ãm, o gado” “Al-Nahl, a abelha”, entre outros.

 

É esta ideologia de consideração, paz, segurança e tolerância que a FAMBRAS quer levar adiante, seguindo as diretrizes da igualdade espiritual ditadas pelo Alcorão e a Sunna. O contexto do versículo 13 da Surata 49 diz: “Ó humanos! Em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais piedoso. Sabei que Deus é Sapientíssimo e bem inteirado”.

 

No contexto da Sunna, o profeta Muhammad, em seu sermão de despedida,  disse: “Ó humanos! O vosso Senhor é um Único; vosso pai (o primeiro homem, Adão) é também um. Não há superioridade em um árabe sobre o não árabe, nem em amarelo sobre o negro, nem no negro sobre o amarelo; exceto pela piedade”.

É com base no contexto de versículos como este que o Islam proíbe instigar ou forçar alguém a aceitar suas crenças, como mencionado claramente no seguinte versículo: “Não há imposição quanto à religião (...)” [Alcorão 2:256].

 

Missão

Embora o mundo atual disponha de um elevado grau de comunicação, com o advento de ferramentas modernas, a FAMBRAS observa um nível de desinformação massiva em todas as camadas da população. Por isso, a entidade agregou aos seus veículos metodologias contemporâneas de intercâmbio de informações. Desse modo, visa levar a mensagem do Islam a todos, respeitando as normas do diálogo estabelecidas pela religião, a fim de criar um ambiente mais participativo, tanto nos setores político e econômico, como na sociedade civil, considerando sua diversidade cultural.

Objetivo

A FAMBRAS trabalha para divulgar a correta mensagem do Islam nos meios de comunicação, com o intuito de promover a paz e a boa convivência, criando interfaces com todos os setores sociais.

 

A entidade entende que existem inúmeras correntes de pensamento no mundo, e assume um compromisso integral com a tolerância. Esse é um ensinamento do profeta Muhammad – na sociedade criada por ele em Medina, os seguidores eram orientados a não apenas respeitar os direitos dos fiéis a outras religiões, mas entendiam que Deus incentivava tais diferenças, já que a única competição permitida entre eles era por boas ações.

 

A FAMBRAS visa levar a todos uma estrutura de comunicação social de alta qualidade; mostrar aos demais que o Islam é uma religião distinta e moderada, que possui um modelo de conduta moral em todos os aspectos da vida.

 

Trata com consideração todos os seres humanos, independentemente de sua religião ou etnia. Os valores de respeito da religião se estendem até às menores criaturas existentes na Terra, como conta o Alcorão em uma passagem sobre as formigas.

Nossas Expectativas

Uma boa semeadura produz bons frutos. Ao proceder mediante os critérios normativos de valores éticos, com bom senso e utilizando-se da razão, a FAMBRAS caminha em busca do reconhecimento ao próximo, ajudando-os a trilhar sua evolução, para que sua semeadura renda bons frutos e um retorno positivo.